top of page

A história de Rubens Saraceni

Homem simples, tranquilo e de sorriso fácil, é até hoje o autor umbandista mais lido no Brasil. Foi sacerdote Umbandista, criou o Colégio de Umbanda Sagrada “Pai Benedito de Aruanda” onde ministrou cursos de desenvolvimento mediúnico, teologia e sacerdócio por meio dos quais se formaram adeptos, dirigentes e ministrantes do ensino religioso umbandista.

História

Mestre de magia Divina e idealizador do Colégio de Tradição de Magia Divina, pôde iniciar mais de dez mil praticantes da Arte Real, num curto prazo de dez anos.

Manteve o programa Magia da Vida pela Rádio Mundial. Em suas atividades “de terreiro”, ao lado de sua esposa Alzira Saraceni e das suas filhas Grazieka e Stela, cuidou de mais de 500 médiuns recebendo semanalmente uma média de 1500 consulentes frequentadores de seu templo.

Nascido no município oaulista de Osvaldo Cruz, em 1951, foi batizado e crismado no catolicismo. Cresceu em abiente rural, no qual aprendeu com sua avó e sua mãe a benzer e fazer rezas que curavam as pessoas da região. Em 1963 mudou-se para a Vila Matilde na cidade de São Paulo, onde, ao lado de sua residencia havia um Centro de umbanda em que teve o primeiro contato com a religião.

Anos mais tarde, viaia a participar de um Centro Espírita sob a direçãodo Sr. Francisco “Seu Chico”, tio de sua cunhada. Rubens revela que a primeira entidade a se manifestar por meio de sua mediouniade na “mesa branca” foi o Exu, ou melhor, o seu “querido Exu cascavel”, apontando qual seria o seu caminho dentro da espiritualidade.

Passou a trabalhar mediunicamente no Centro de Umbanda de Ogum Megê 7 Espadas, dirigido pela saudosa sacerdotisa Olga de Barros, filha espiritual do saudoso Pai Jaú, precursor da Umbanda Paulista.

Já pelos idos de 1983, por irientação dos seus mentores, deu inicio aos trabalhos de Umbanda em sua própria residência, que logo se tornou um terreiro devido ao número de pessoas que o procuravam para se desenvolver mediunicamente e centenas de consulentes em busca de uma orienteção espiritual.

 

Fundou-se a Tenda de Umbanda Ogum Beira Mar e Pai João da Mina. Nesse momento as responsabilidades aumentaram, levando-o ao encontro de Pai Ronaldo Linares, com a intenção de federar-se a FUGABC – Federação Umbandista do Grande ABC. Pai Ronaldo, presidente dessa federação, recomendou, além da filiação, o Curso de Dirigentes de Terreiro Sacerdócio ministrado por ele com auxílio de Baba Esmeralda, Baba Dirce e Pai Diamantino Trindade entre outros. Desde 1987. Rubens Saraceni é filho espiritual de Ronaldo Linares.

Começou a psicografar no ano de 1990 e, em 1992, Pai Benedito de Aruanda pediu que “fechasse para o externo e abrisse para o interno”, pois daria inicio a uma nova missão. Mudou-se para Uberlândia, dedicando todo seu tempo livre a esta nova atividade, a psicografia umbandista.
Seu filho espiritual, Pai Nilson, preparado por Rubens Saraceni nesse primeiro período de caminhada umbandista, mantém até hoje os trabalhos da tenda fundada por ele naquela época.

 

Em 1991, Rubens publicou seu primeiro titulo, por conta própria, Hash-Meir – O Guardião dos Sete Portais. Em 1995, volta a São Paulo com mais seis títulos publicados (O Guardião da Meia-Noite, O Cavaleiro da Estrela Guia, O Ancestral Místico, Dialogo com um Executor e Umbanda – O Ritual do Culto a Natureza), trazendo na bagagem mais de 60 títulos que esperam cada um deles, a hora certa de vir ao público.

Esses primeiros títulos causaram grande impacto na comunidade umbandista e espiritualista em geral especialmente O Gurdião da Meia Noite que conta, de forma romanceada, a história de um Exu Guardião, mostrando sua encarnação, desencarne, queda e ascensão no astral, assentando-se nas Linhas de Lei da Umbanda.
Podemos dividir sua literatura entre livros romanceados, doutrinários e de magia, a maioria publicados pela Madras Editora.

Entre os romances, encontramos um conjunto de títulos voltados ao esclarecimento do que é o Guardião na Umbanda, revelando Mestres do Astral que estão para além do tempo e do espaço umbandista. Participaram da criação da Umbanda no astral e nela permanecem e se manifestam por opção, acompanhando médiuns e templos dedicados a “prática do espírito para a caridade”, como diria o Caboclo das Sete Encruzilhadas.

 

Alguns romances demonstram a forma de trabalhar das entidades de Umbanda no mundo dos espíritos e outros apresentam contos que não se relacionam diretamente com a Umbanda, mas com diferentes encarnações de entidades que hoje militam nesta religião. O objetivo é apresentar histórias de vida que possam nos ajudar na condução de nossas vidas frente às dificuldades.

Muitos umbandistas o procuraram com a intenção de entender melhor a Umbanda e beber na fonte dos ensinamentos, transmitidos por seus mentores via psicografia. Nesse momento, Pai Benedito de Aruanda esclareceu uma outra parte de sua missão: levar o conhecimento e o preparo necessário para aqueles que viessem ao seu encontro com este objetivo: estudar a religião de Umbanda de uma forma teórica.

Foi iniciado o estudo teológico umbandista, sob a orientação do astral, com objetivo de criar uma consciência teológica umbandista, para um entendimento mais amplo da mesma enquanto religião. Esse estudo não visou Formatar ou ensinar como devem ser os trabalhos espirituais, e sim a revelação dos mistérios, ocultos nestas práticas aparentemente simples de Umbanda, fundamentada em uma ciência divina que da sentido a cada um dos elementos em sua liturgia.

Em 1996, começou a ministrar o Curso de Teologia de Umbanda Sagrada, na garagem de sua casa, mesmo espaço onde recomeçou o atendimento mediúnico, junto a um pequeno grupo de médiuns que se disponibilizou para colaborar nesta tarefa. Costumava dizer que não era um terreiro, ainda, mas apenas um trabalho assistencial realizado a pedido de seu caboclo. Sr. Arranca Taco.

 

Costumava atender cerca de 300 pessoas semanalmente, nesse espaço limitado. Mesmo nos dias de aula, centenas de alunos se aglomeravam para ouvi-lo e no final lhe pediam auxilio para este ou aquele problema. Boa parte desses alunos reclamava de demandas espirituais, trabalhos feitos ou situações em que percebiam uma influência negativa em suas vidas. Alguns alunos eram convidados a vir nos dias de atendimento espiritual; esporadicamente, alguma entidade se manifestava fora desses dias prescritos; no entanto, quando se fazia necessário, Rubens atendia com Pontos Riscados e Mandalas feitas com pemba, velas, ervas e pedras.

Já era um trabalho de Magia que vinha praticando além da Umbanda. Seu mentor. Mestre Seiman Hamiser-yê, vinha preparando-o havia anos para a abertura da Magia Divina no Plano Material. Riscava espaços mágicos, muito semelhantes aos de Umbanda. ás vezes com símbolos conhecidos e outras vezes desconhecidos a nós. Acendia as vilas e, ajoelhado, fazia uma espécie de prece ou invocação que dá vida a esta magia. Colocava o aluno dentro de tal espaço, onde se realiza um procedimento para a limpeza espiritual, descarga de energias negativas, corte de ligações nocivas, atração de bons fluidos, etc. A curiosidade sabre tal prática era muito grande, mas, apenas em 1999, recebeu autorização de iniciar outras pessoas em Magia Divina, começando pela Magia do Fogo.

Rubens, nesse período, começou a viajar ao interior para ministrar Teologia de Umbanda e da Magia do Fogo. Com o primeiro curso, os alunos se sentiam seguros e esclarecidos com relação a Umbanda, e com o segundo se capacitavam para descarregar pessoas e ambientes, cortar e neutralizar magias negativas, mesmo quando desincorporados, facilitando uma maior desenvoltura espiritual e tranquilidade ao lidar com os choques e demandas tão característicos na Umbanda.

Tão logo se estabeleceu na Zona Leste, no bairro do Belenzinho, os trabalhos mediúnicos e os cursor continuaram a se expandir, atraindo e preparando novos adeptos, simpatizantes, médiuns e sacerdotes para a Religião de Umbanda.
Com o tempo, prosseguiu nos estudos de Magia Divina abrindo ao Plano Material outros graus de Magia, como Magia das Pedras, Ervas, Anjos. Gênios, Elementais, Cores, Conchas, Raios, Mantos,Espadas, Giros, Eixos, Símbolos e Pós.

 

Graças a um trabalho árduo, dedicação e determinação, em parceria com a Madras Editora e seu presidente Wagner Veneziani Costa, a literatura umbandista passou a ser vista com outros olhos. Hoje encontramos títulos de Umbanda nas grandes livrarias e mais médiuns de Umbanda vêm se dedicando à psicografia. O interesse pelo estudo teórico e pratico da religião vem crescendo, o que é fundamental para a expansão da religião, a conquista de novos espaços e do respeito da sociedade em geral.

A postura de Rubens Saraceni é impar e seu trabalho, exemplar. Como pai de família, sabe-se o quanto abriu mão de sua vida pessoal para a religião, e como pessoa, concentrou esforços sobre-humanos para a realização das tarefas por ele assumidas, dentro e fora da Religião.

Rubens Saraceni fundou a AUEESP – Associação Umbandista e Espiritualista do Etado de São Paulo, cujo objetivo é reunir os templos que atuam coma Umbanda Sagrada e ensinamentos de Rubens Saraceni.

Fumante desde aos 20 anos, Rubens largou o vicio após o diagnóstico de câncer de pulmão. Desencarnou no dia 09 de março de 2015, aos 63 anos, devido a um enfisema pulmonar. Deixou sua mãe, Leocadia, cinco irmãos, os filhos, Mauricio, Estela, Graziela, e a mulher Alzira, que foram casados por 46 anos, além de milhares de Umbandistas agradecidos por seu trabalho e dedicação à sagrada Religião.

 

Abaixo algumas de suas obras:

  • O Aprendiz Sete – O Filho de Ogum

  • Os Arquétipos da Umbanda – As Hierarquias Espirituais dos Orixás

  • O Cavaleiro da Estrela Guia – A Saga Completa

  • O Cavaleiro da Estrela Guia – A Saga Continua

  • O Código da Escrita Mágica Simbólica

  • Código de Umbanda

  • Os Decanos – Os Fundadores, Mestres e Pioneiros da Umbanda

  • Diálogo com um Executor

  • Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada – A Religião dos Mistérios – Um Hino de Amor à Vida

  • A Evolução dos Espíritos

  • Formulário de Consagrações Umbandistas – Livro de Fundamentos

  • Gênese Divina de Umbanda Sagrada – O Livro dos Tronos de Deus – A Ciência Divina Revelada

  • O Guardião da Meia-Noite – Por Honra e Glória do Criador de tudo e de todos

  • Guardião da Pedra de Fogo – As Esferas Positivas e Negativas

  • O Guardião da Sétima Passagem – A Porteira Luminosa

  • O Guardião das Sete Cruzes – Um Livro Mistério

  • Guardião das Sete Encruzilhadas – Hemisarê a Ira Divina

  • Guardião do Amor – Aprendiz Sete no reino das ninfas

  • O Guardião do Fogo Divino – A História do Senhor Caboclo Sete Pedreiras

  • O Guardião dos Caminhos – A História do Senhor Guardião Tranca-Ruas

  • Guardião Sete – O Chanceler do Amor

  • Os Guardiões da Lei Divina – A Jornada de um Mago

  • Iniciação à Escrita Mágica Divina – A Magia Simbólica dos Tronos de Deus

  • Os Guardiões dos Sete Portais – Hash-Meir e O Guardião das Sete Portas.

  • Iniciação à Escrita Mágica Divina – A Magia Simbólica dos Tronos de Deus

  • A Lenda do Sabre Dourado

  • Lendas da Criação – A Saga dos Orixás

  • O Livro da Vida – As Marcas do Destino

  • A Longa Capa Negra

  • A Magia Divina das Sete Pedras Sagradas

  • A Magia Divina das Velas – O Livro das Sete Chamas Sagradas

  • A Magia Divina dos Elementais

  • A Magia Divina dos Gênios – A Força dos Elementais da Natureza

  • A Magia Divina dos Sete Símbolos Sagrados

  • Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista

  • Oráculo de Delfos – O Ancestral Místico

  • Orixá Exu – Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda

  • A Princesa dos Encantos – Sob o domínio da paixão

  • Orixá Pombagira

  • Orixás – Teogonia de Umbanda

  • O Protetor da Vida – Viver a Vida: Um Ato de Fé

  • Rituais Umbandistas – Oferendas, Firmezas e Assentamentos

  • As Sete Linhas de Evolução e Ascensão do Espírito Humano

  • As Sete Linhas de Umbanda – A Religião dos Mistérios

  • Os Templos de Cristais – A Era dos Grandes Magos

  • Tratado de Escrita Mágica Sagrada – Um Curso de Escrita Mágica

  • Tratado Geral de Umbanda

  • Umbanda Sagrada – Religião, Ciência, Magia e Mistérios

  • O Domínio dos Sentidos da Vida – A preparação de Sócrates

bottom of page