Exú
Exu é o Orixá mensageiro, das encruzilhadas e guardião dos Templos, das casas e das pessoas.
A origem desse Orixá enquanto Divindade está em Olorum.
O mistério Exu é em si o ‘vazio absoluto’ existente no exterior de Deus e guarda-o em si, dando-lhe a existência e sustentação para que, a partir desse estado, tudo o que é criado tenha seu lugar na Criação. Por ser Orixá Exu o guardião do vazio absoluto, e este ter sido o primeiro estado da Criação manifestado por Deus, então Exu é, de fato, o primeiro Orixá manifestado por Ele.”
Exu é o primeiro Orixá a ser cultuado, sendo que para cada mistério da Criação, há um Exu guardião assentado no lado de fora dele, sempre pronto para recolher no seu domínio do vazio relativo, os seres que entram em desequilíbrio, e receber todas as descargas de energias negativas emitidas pelos seres dentro dos diversos domínios, mas que não podem permanecer ali por muito tempo.
Sem a presença de Exu no lado de fora desses domínios, os espíritos naturais e os humanos cairiam diretamente no vazio absoluto e ali não resistiriam ao seu avassalador poder de esgotar tudo e todos dos seus negativismos internos, desenvolvidos quando o viviam no interior dos domínios existentes da Criação.
Este Orixá é representado pelas cores preto e vermelho e portando um tridente. Orixá Exu auxilia, transita e auxilia os seres nas tomadas de decisões.
Fontes:
Orixá Exu: fundamentação do mistério: Exu na umbanda Saraceni, Rubens, São Paulo, Ed. Madras